22 de outubro de 2010

Hipertensão, ou pressão alta...


Você sabia que a hipertensão leva ao infarto do coração, acidente vascular encefálico (derrame), insuficiência renal e cardíaca?!

Pois é isso mesmo.

A insuficiência cardíaca é o que mais leva idosos a serem internados.

Uma pressão normal é abaixo dos 140x90mmHg, ou 14x9mmHg, acima disso, já se deve fazer uso diário dos medicamentos que controlam a pressão arterial, os da classe de Anti-hipertensivo.

A hipertensão geralmente aparece para pacientes com idade superior aos 60 anos, mas no mundo em que vivemos, onde é tão comum o estresse, essa faixa de idade não tem mais valor.

Ela é assintomática, ou seja, quase não mostra nenhum sintoma pra gente quando a temos. Uma dor no pescoço, dor de cabeça pulsátil (como enxaqueca) são comumente notificados por um paciente quando sua pressão já está descompensada.

Como tratá-la?

Mudança no estilo de vida é de praxe:
Dar adeus ao sedentarismo, fazendo uma caminhada no parque, uma corrida de bicicleta.
Condicionamento físico também ajuda - sempre respeitando o seu limite.
Reduzir a ingestão de comida gordurosa e optar por alimentos mais saudáveis são escolhas bem inteligentes.
Ah, falando em comida... diminuir a quantidade de sal é muito importante.
Tabagismo deve ser abandonado, porque ele sozinho já é um fator que leva a problemas cardiovasculares. 
Outro fator de risco é o álcool, que deve ser diminuído, ou de preferência extinto da sua vida.

Mas gente, não nos esqueçamos do quanto é importante fazermos exames de rotina (hemograma completo) para que o médico possa conferir se está tudo ok com seu corpo... as vezes a hipertensão pode ser um aviso de que algo não está certo com você...

Anti-hipertensivos
São vários medicamentos que poderão atuar na estabilização da sua pressão arterial, como por exemplo:
Hidroclorotiazida;
Captopril;
Amlodipina;
Atenolol;
Enalapril.

Alguns são até dispensados direto nas UBS's de algumas cidades ou tem o valor reduzido através do programa Farmácia Popular.

No entanto é de fundamental importância que esse medicamento seja indicado por seu cardiologista ou clínico geral, porque somente ele poderá acompanhar seu quadro clínico com maior segurança, com a ajuda de exames e vendo seu progresso junto ao uso da medicação.

Não use esse tipo de medicamento por indicação de alguém que não seja médico ou farmacêutico. Pode trazer riscos a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário